Log In

Nome do Utilizador
Senha

Noticias

Critical Software...
05.05.2010

Critical Software...

Critical Software lança spin-off na área da saúde - Critical Health disponibiliza soluções que melhoram a qualidade da vida e reduzem custos nos cuidados de saúde.

A Critical Software anuncia a constituição da Critical Health, empresa que se especializa no desenvolvimento de soluções para o diagnóstico e tratamento de doenças e cuja missão assenta em melhorar a qualidade da vida das pessoas e reduzir os custos na prestação de cuidados de saúde. A proposta de valor da Critical Health consiste em disponibilizar produtos tecnológicos acessíveis e inovadores que facultem informação que contribua para evitar a perda de visão, de mobilidade e de faculdades cognitivas na população.

A aposta no sector da Saúde por parte da Critical deve-se aos incontornáveis desafios com que esse sector se depara actualmente, obrigando a uma mudança de paradigma na prestação de cuidados de saúde a nível global. O envelhecimento da população e a consequente crescente procura de cuidados de saúde; o aumento dos custos que obriga a uma aposta na medicina preventiva; e uma tendência global crescente para a medicina baseada na evidência impulsionada por avanços tecnológicos, são as razões que estão na génese desta aposta por parte da Critical. 

"Seguindo uma estratégia de transposição dos resultados de investigação e desenvolvimento para produtos, tecnologias e competências próximos da sociedade civil, a aposta da Critical no sector da Saúde foi sendo preparada nos últimos anos e surge agora de forma natural para uma empresa habituada a participar na resolução de desafios complexos. Trata-se de um sinal claro da aposta naquele sector, alinhado com a prática comum dentro da Critical, onde existem já duas outras empresas orientadas para o desenvolvimento e comercialização de produto à escala global como sejam a Critical Links e a Critical Materials", refere Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software.

O primeiro produto a comercializar pela Critical Health - desenvolvido em parceira com a AIBILI (Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem) de Coimbra - destina-se à população diabética, que se estima actualmente em mais de 200 milhões de pessoas e que se prevê que continue a crescer em virtude dos actuais padrões de consumo. Os diabéticos podem desenvolver Retinopatia Diabética, a qual é considerada a principal causa de cegueira no mundo. O produto RetMarker detecta a progressão de lesões na retina ao longo do tempo, através do processamento de Retinografias (fotografias do fundo do olho), proporcionando assim informação rápida e valiosa para o médico oftalmologista efectuar um diagnóstico e uma análise mais cuidada desta e outras patologias da retina (como a degenerescência macular senil).

Além do RetMarker, a Critical Health tem em desenvolvimento vários outros projectos, onde se destacam: o Glautech - que consiste numa nova solução para detecção precoce de Glaucoma; o RDFixer - um dispositivo que permite efectuar a calibração de lentes de endoscópios (e similares), corrigindo o efeito da distorção radial típico desses equipamentos; o Stroke Online - projecto que visa a disponibilização de informação de suporte à decisão de activação de meios de socorro especializados como neste caso a Via Verde do AVC. Tais projectos estão ser desenvolvidos com num esforço de investigação e desenvolvimento com parceiros como a Neuroeye, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e os Hospitais da Universidade de Coimbra.


«